- maio
- 7
- 2024
-
7 de maio de 2024
Quais os principais desafios na gestão de condomínios?
O trabalho de um síndico hoje em dia é muito mais complexo e cheio de tarefas do que ele já foi um dia. Gerenciar condomínios, especialmente com a alta nos números dos mesmos, assim como os diferentes modelos, se tornou um trabalho que pode trazer muitos desafios para quem precisa cuidar de tudo isso e garantir o bem-estar de todos os moradores.
Hoje, vamos abordar um pouco sobre os desafios que mais atrapalham a gestão de um condomínio e te ensinar como você pode melhorar o seu trabalho para evitar preocupações.
Quais os principais desafios na gestão de condomínios?
Inadimplência
Com certeza o maior desafio que um síndico pode enfrentar é a inadimplência, ou seja, quando os moradores deixam de pagar suas obrigações. Ela traz muitos prejuízos, não apenas para a gestão, mas para a infraestrutura do condomínio em geral, afinal, a taxa do condomínio é o que mantém tudo o que o condomínio oferece.
Quando atrasos acontecem de forma descontrolada, ou mesmo pendências que não são pagas, o síndico precisa entrar na reserva, e mesmo assim ela pode não dar conta das necessidades do condomínio.
Por isso, gerenciar a inadimplência de forma decisiva e inteligente irá prevenir muitas dores de cabeça na sua gestão. Com ajuda de um advogado especialista em condomínios, você pode oferecer acordos amigáveis para os moradores, fazer notificações da forma correta, assim como fazer as penalizações corretas.
Reformas e obras
Um condomínio precisa de constante manutenção: quanto mais moradores, mais frequentes e intensas são as reformas e obras feitas. E para lidar com esse tipo de obra, o síndico precisa ou ter o conhecimento equivalente a três profissionais (engenheiro, arquiteto e advogado) ou contar com a ajuda deles para executar a obra.
Enquanto um arquiteto e um engenheiro cuidam dos aspectos físicos das reformas, o advogado fica responsável por gerenciar e analisar se as documentações e outras questões legais, como a responsabilidade civil, para que o condomínio sempre opere dentro da lei.
Segurança
Outra questão muito importante é a segurança do condomínio, que é um dos fatores diferenciais na escolha de um local para morar. O mundo da tecnologia tem avançado muito quando o assunto é segurança condominial, e a instalação de câmeras de segurança, portaria digital, cercas elétricas e muitos outros aspectos, como porteiros e seguranças treinados, influenciam o quão seguro um condomínio é.
E, acima de tudo, essas instalações precisam respeitar as normas e legislações municipais, estaduais e federais.
Gestão de funcionários
Mesmo condomínios de pequeno porte terão funcionários para limpeza dos espaços comuns e para a portaria, que se for 24 horas, precisará de pelo menos 4 funcionários para os turnos.
Além disso, condomínios com jardins precisam de cuidados especiais e facilidades dentro do condomínio exigem a presença de profissionais qualificados. Contratar esses funcionários e gerenciá-los é um trabalho que exige paciência e apoio de especialistas, tanto na parte administrativa quanto na financeira.
Lidar com conflitos e transparência
O papel do síndico está em garantir que todas as operações do condomínio estão em dia, mas conflitos entre moradores podem atrapalhar essa tarefa.
Existem muitos motivos para que conflitos existam, mas também existem muitas formas de lidar com eles. É dever do síndico mediar essas situações, ouvindo todos os envolvidos e buscando soluções para atender às necessidades de todos, mas também resolver o problema.
Empatia e escuta ativa são habilidades essenciais nessas horas, para que tudo seja feito de forma clara e transparente com os moradores. Ter canais de comunicação que sejam acessíveis também é importante para que os moradores tenham acesso ao síndico.
Entendimento das leis e regras
Todo condomínio possui um regulamento interno, assim como precisa seguir normas impostas pelo governo, seja municipal, estadual e até mesmo federal em algumas questões.
Por isso, saber sobre essas regras é fundamental para que o condomínio esteja sempre organizado e legalizado, assim como evitar preocupações como um todo. Um síndico cometendo erros legais é um problema muito grande, tanto pessoal quanto para o condomínio em si.
Gerenciar todas essas questões pode ser difícil, especialmente porque esse conhecimento exigirá entendimento de legislação, que não está em vocabulário acessível para todos.
Um advogado especialista em direito condominial é o melhor apoio que um síndico pode ter para gerenciar todo o seu condomínio, tendo alguém capaz de lidar com questões legais e jurídicas e garantindo o melhor para o seu condomínio.
Saiba mais sobre como vencer os desafios do seu condomínio clicando aqui.