• Advocacia Oliveira e Campos
  • Notícias
    • maio
    • 22
    • 2024
      22 de maio de 2024

    Como funcionam as cobranças judiciais e extrajudiciais em condomínios?

    Quando se trata de lidar com inadimplência condominial, é importante compreender as diferenças entre cobranças judiciais e extrajudiciais. Ambas têm o mesmo objetivo: recuperar os valores em atraso das taxas condominiais.

    No entanto, seus processos e abordagens são distintos, e entender como elas funcionam vai fazer toda a diferença na eficácia da sua recuperação.

    O que é a cobrança extrajudicial?

    A cobrança extrajudicial é a primeira etapa no processo de recuperação da inadimplência.

    Nesta fase, o condomínio e sua assessoria jurídica enviam notificações de cobrança ao condômino em atraso, solicitando o pagamento das taxas condominiais pendentes.

    Essas notificações geralmente são feitas por meio de cartas, e-mails ou telefonemas, dependendo da política adotada pelo condomínio.

    O objetivo da cobrança extrajudicial é resolver o problema de forma rápida e amigável, evitando assim a necessidade de recorrer a medidas mais drásticas, que causem um conflito muitas vezes desnecessário.

    Por esse motivo, os condôminos respondem positivamente a essas notificações e regularizam sua situação financeira sem a necessidade de intervenção judicial, na maioria dos casos.

    Dicas para lidar com a inadimplência no seu condomínio: baixe nosso eBook gratuito!

    O que é a cobrança judicial?

    Quando a cobrança extrajudicial não obtém sucesso ou quando a inadimplência persiste, o condomínio pode recorrer à cobrança judicial.

    Com ela, a assessoria jurídica do condomínio inicia um processo legal contra o condômino inadimplente, buscando o pagamento das taxas condominiais em atraso por meio de uma decisão judicial.

    O processo judicial pode envolver a apresentação de uma ação de cobrança ou uma execução fiscal, dependendo da legislação local e das circunstâncias específicas do caso.

    Ela é um processo mais longo e que definitivamente precisa do apoio de um time de assessoria jurídica, pois será preciso um advogado para dar entrada nesses papéis.

    Além disso, a cobrança extrajudicial prejudica uma relação amigável com o condômino, que pode deixar o imóvel por isso. Portanto, embora ela venha a ser necessária, é sempre importante buscar soluções menos combativas, a princípio.

    A importância da Assessoria Jurídica

    Independentemente do modo de operar, contar com assessoria jurídica especializada é fundamental para garantir que as cobranças sejam conduzidas de forma eficaz e em conformidade com a legislação vigente.

    Uma assessoria jurídica experiente orienta o condomínio em todas as etapas do processo, desde a cobrança extrajudicial até a representação em procedimentos judiciais, assegurando que os direitos do condomínio sejam protegidos e que as cobranças sejam realizadas de maneira ética e legal.

    Se você precisa de ajuda para lidar com a inadimplência no seu condomínio, conte com o apoio de uma assessoria jurídica especializada. Fale com um especialista e saiba se  esse serviço é para você. 

    Compartilhe nas redes: